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Jogos cooperativos - aprendizagem, métodos e práticas

  Autor: Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida
  1ª edição - 2011
  128 páginas
  Formato: 16 cm X 23 cm
  ISBN: 978-85-87114-81-5
  R$ 26,00

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Em meados dos anos 1980 se começou a falar do ensino centrado no aluno, essa mudança produziu um interesse pela aprendizagem baseada no grupo reduzido e na tarefa.

Desde então, se prestou especial atenção à aprendizagem cooperativa na escola formal e não formal.

Trata-se de um método de ensino que consiste em formar grupos pequenos e heterogêneos de alunos ou jogadores para trabalhar juntos com o objetivo de alcançar uma meta comum.

Os alunos se animam entre eles, se apoiam, trabalham juntos para aprender, são responsáveis por seus sucessos e por seus fracassos, adquirem habilidades comunicativas e as utilizam para que as equipes funcionem melhor.

Estas estratégias formam um componente imprescindível do que se chamou a interdependência positiva.

Capítulo 1.

Jogo cooperativo: significados e conceitos.

Capítulo 2.

Aprendizagem cooperativa: um desafio do século XXI.

Capítulo 3.

Princípios didáticos da aprendizagem cooperativa.

Capítulo 4.

Aprendizagem cooperativa no processo de ensino.

4.1 Características da aprendizagem cooperativa.

4.2 Outras características.

4.3 Componentes básicos para uma aprendizagem cooperativa.

4.4 O professor em situações de aprendizagem cooperativa.

4.5 Sugestões de estratégias para a aprendizagem cooperativa.

4.6 Objetivo da aprendizagem cooperativa.

4.7 Estabelecimento de papéis ou funções dentro do grupo de trabalho cooperativo.

4.8 As vantagens da aprendizagem cooperativa.

4.9 Estrutura da aprendizagem cooperativa.

Capítulo 5.

Métodos e aprendizagens cooperativas.

Capítulo 6.

Os métodos cooperativos na educação.

Capítulo 7.

Métodos de avaliação para os jogos.

Capítulo 8.

Aprendizagem cooperativa: sugestões de jogos já aplicados.

Capítulo 9.

Propostas variadas de atividades lúdicas cooperativas.

9.1 Desafios físicos cooperativos.

Considerações finais.

Bibliografia consultada e sugestões para estudo.

Outros títulos: