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Educação Física Escolar - desafios e propostas 2

   Organizador:Evando Carlos Moreira e Raquel Stoilov Pereira
  2ª edição - 201
  288 páginas
  Formato: 16 cm X 23 cm
  ISBN: 85-87114-69-3
  Preço: R$ 40,00

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A 2ª edição da obra intitulada Educação Física Escolar: desafios e propostas 2 é fruto do trabalho de diversos professores que atuam no meio acadêmico e no cotidiano das escolas e que entendem que a prática da Educação Física na escola pode ser transformada e ressignificada diariamente.

Para que tais transformações ocorram, revisamos e ampliamos esta obra de forma a contemplar assuntos que num primeiro momento não fizeram parte de nossas discussões, e que, permitirão a visualização de novas possibilidades de trabalho e reflexões profundas sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física na escola.

Esperamos que esta obra demonstre a possibilidade de novos caminhos, permitindo modificar ou consolidar práticas e gestões pedagógicas, valorizando a Educação Física como um componente curricular com finalidades pedagógicas e focado na formação, crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, assim como as demais disciplinas do espaço escolar.

Confiantes na mudança, desejamos uma boa leitura!

Evando Carlos Moreira
Raquel Stoilov Pereira
Organizadores

Capítulo 1

Educação Física e educação infantil: aspectos de uma relação ainda pouco frutífera.

Sandra Maria Tedeschi e Sidnei Rodrigues Batista

- A educação infantil e o professor de Educação Física.

- Educação Física na escola.

- Na universidade.

- Considerações a respeito da Educação Física no projeto político pedagógico da educação infantil.

- A Educação Física na educação infantil.

- Condições didáticas.

- Considerações finais.

- Referências.


Capítulo 2

O jogo e o desenvolvimento infantil: a visão de Piaget e Vygotsky.

Margareth Anderáos.

- O jogo e o desenvolvimento Infantil.

- Uma visão de jogo na perspectiva da psicologia genética de Jean Piaget.

- Uma visão de jogo na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky.

- Considerações finais.

- Referências.


Capítulo 3

O folclore na escola: um esquecido, porém precioso, conteúdo da Educação Física.

Eliana de Toledo

- As manifestações folclóricas.

- Arte.

- Alimentação.

- Lendas e Contos.

- Costumes e Superstições.

- Danças e Rodas cantadas.

- Jogos e Brinquedos.

- Trava-línguas, Ditados.

- Cantigas e Parlendas.

- O folclore na escola.

- Sugestões de desenvolvimento do Folclore nas aulas de Educação Física.

- Considerações Finais.

- Referências.


Capítulo 4

As artes circenses nas aulas de Educação Física.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Thiago Sales Claro, Pedro Henrique Godoy Gandia Pinheiro e Carolina Silveira Serra.

- As atividades circenses na Educação Física escolar: a incipiência dos avanços.

- Relatos de Uma Recente Experiência.

- As Cartas dos Alunos da Escola Curumim aos Artistas Circenses.

- Os Jogos Malabarísticos do Colégio EDUCAP.

- Atividades Circenses na Educação Infantil da Fundação Douglas Andreani.

- Atividades Circenses na Educação Infantil.

- Operacionalização do Projeto Alegria! Alegria!

- Estratégias Metodológicas das Atividades Circenses do Projeto Alegria! Alegria!

- Algumas Considerações Importantes.

- Considerações Derradeiras.

- Referências.


Capítulo 5

A pedagogia do esporte e o desafio de educar para a autonomia.

Wilton Carlos de Santana, Heloisa Helena Baldy dos Reis.

- Considerações iniciais.

- Esporte educacional.

- O esporte como um elemento facilitador.

- Sobre concepções.

- Sobre princípios.

- Sobre procedimentos.

- Considerações finais.

- Referências.


Capítulo 6

Outros desafios da prática da ginástica na escola.

Laurita Marconi Schiavon, Vilma Lení Nista-Piccolo

- Diretrizes para ensinar ginástica na escola: apontamentos levantados a partir das dificuldades declaradas pelos professores.

- Ginástica Artística.

- Ginástica Rítmica.

- Ações básicas da Ginástica Artística e Ginástica Rítmica em uma mesma aula.

- A definição dos objetivos de cada aula.

- Educativos para o aprendizado dos exercícios.

- Organização das aulas.

- Referências.


Capítulo 7

O atletismo e a prática nas escolas... Uma realidade possível?

Aida Christine Silva Lima Nascimento.

- Um país precisa de títulos, nós os temos.

- Enquanto isso, na escola ...

- Idéias, propostas.

- Marcha e corrida.

- Saltos.

- Arremesso e lançamentos.

- Da participação do aluno ...

- Referências.


Capítulo 8

Os jogos desportivos coletivos: ações e reflexões no contexto escolar.

Luiz Carlos Pereira.

- O jogo, suas possibilidades e significados.

- As abordagens metodológicas dos Jogos Desportivos Coletivos.

- Princípios que regem os Jogos Desportivos Coletivos.

- Ações e reflexões para o (a) campo (escola) de jogo (da vida).

- Referências.


Capítulo 9

Basquetebol: esporte, lazer na Educação Física Escolar.

Luciene Ferreira da Silva, José Carlos de Almeida Moreno.

- A Escola e a Prática do Basquetebol.

- Educação para o Lazer e Basquetebol na Escola.

- Referências.


Capítulo 10

Os jogos cooperativos e a Educação Física Escolar.

Sidnei Rodrigues Batista.

- Origem dos Jogos Cooperativos.

- Conceitos e características.

- Competição e Cooperação: refletindo sobre certas “verdades”.

- Educação Física escolar, cultura corporal de movimento, competição e cooperação.

- Considerações Finais.

- Referências.


Capítulo 11

Educação Física Escolar e lazer: ações e reflexões.

Giuliano Pimentel

- A Educação Física como ela é... (vista).

- Escola e Lazer: criando parcerias através de jogos escolares, festivais, maximização de espaços, aulas criativas e brinquedos.

- A educação para o lazer na natureza ou educação para a natureza pelo lazer?

- Últimas considerações.

- Referências.


Capítulo 12

Utilizando recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar.

Sérgio Oliveira dos Santos

- Considerações iniciais.

- Falta de material e espaços físicos: realidade imobilizadora ou leque de possibilidades?

- Materiais tradicionais x materiais alternativos e inovadores: ampliando a diversidade de experimentações.

- Recursos materiais alternativos: algumas definições.

- O importante não é a qualidade do material e sim o significado que tem na expressão do movimento, em sua utilização.

- Materiais adaptados e alternativos e a ampliação da capacidade expressiva do gesto.

- Considerações finais.

- Referências.


Capítulo 13

Educação Física Escolar: a utilização dos meios de comunicação como recurso educativo.

Evando Carlos Moreira

- Apontamentos.

- A televisão.

- Possíveis “leituras” da programação televisiva.

- Referências.


Capítulo 14

A difícil tarefa de avaliar: possibilidades na Educação Física escolar.

Raquel Stoilov Pereira e Evando Carlos Moreira

- Pra começo de conversa.

- Avaliar ou aplicar exames: afinal, o que fazemos na escola?

- E a Educação Física? Em que momento faz parte dessa história?

- Construção/invenção de brincadeiras.

- Caderno de atividades/registro.

- Construção/invenção de brincadeiras.

- Exposição das opiniões e avaliações das aulas.

- Autoavaliação.

- Avaliação do professor pelo aluno.

- Desafios e perspectivas.

- Referências.

Outros títulos: